REQUIÃO FILHO
Deputado Estadual do Paraná
Natural de Curitiba, Maurício Thadeu de Mello e Silva tem 44 anos e é filho do ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião e Maristela Quarenghi de Mello e Silva. Membro de uma família com história política da qual se orgulha muito, é casado com a Carolina e pai dos gêmeos Marcelo e Matheus.
Ingressou na política em 2014, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Em 2018 foi reeleito para o segundo mandato, sendo o quarto mais votado para aquela legislatura. Em 2022, conquistou novamente uma vaga para a Assembleia Legislativa com mais de 85,6 mil votos, aprovação popular que é atribuída ao seu intenso combate à corrupção e fiscalização do Executivo, numa marcação cerrada em prol do interesse público. E neste terceiro mandato consecutivo, já inicia como líder da bancada de oposição e deputado membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais.
Advogado e Especialista em Políticas Públicas, desde muito cedo acompanhou a trajetória do pai, que sempre o ensinou a lutar pela democracia e pela defesa dos interesses dos paranaenses. Suas bandeiras são menos impostos e mais empregos; transparência e combate à corrupção. Entrou para a política para demonstrar ser possível atuar de forma séria, combativa, responsável e comprometida com a população.
"Política se faz com amor e por paixão. É para mudar o mundo ou não vale a pena", diz.
DEPUTADO REQUIÃO FILHO (PT) 2023
1 - Líder da Bancada de Oposição;
2 - Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais – Presidente
3 - Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa – Vice-Presidente
4 - Comissão de Constituição e Justiça - Titular
5 - Comissão Minas, Energia e Água - Titular
6 - Comissão de Segurança Pública – Titular
7 - Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos – Titular
8 - Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais – Suplente
9 - Comissão de Turismo – Suplente
O que faz um Deputado Estadual
O papel deste representante do legislativo é fiscalizar o governo para que aplique bem os recursos públicos nas áreas em que devem ser destinados. Também votamos e apresentamos projetos de lei. Portanto, um deputado estadual deve:
-
LEGISLAR;
-
FISCALIZAR;
-
E REPRESENTAR OS CIDADÃOS QUE O ELEGERAM.
Muitos eleitores desconhecem o papel dos políticos e acabam exigindo favores em troca de votos, uma atitude totalmente equivocada, por desconhecimento do que um deputado estadual deve fazer e, principalmente, o que não está na alçada dele. Os eleitos para a Assembleia Legislativa são incumbidos, basicamente, de fazer leis e fiscalizar o governo estadual.
Deputado Estadual, portanto, é o nome dado ao agente político que atua na Assembleia Legislativa do Estado. No tempo do Império do Brasil (1822-1889), os deputados provinciais eram os agentes equivalentes aos atuais parlamentares. Tem mandato de quatro anos, podendo ser reeleito. Para concorrer a uma vaga é necessário ser de nacionalidade brasileira, estar apto ao pleno exercício dos direitos políticos, fazer seu alistamento eleitoral junto a um partido de sua filiação, ter o domicílio eleitoral na circunscrição e ter idade mínima de 21 anos. São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.
Podem propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição Estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governo do Paraná, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição.
Atuação política
Desde que assumi como deputado estadual em meu primeiro mandato em 2015, tenho sido defensor dos micro e pequenos empresários na Assembleia Legislativa, propondo projetos que Diminuem os Impostos e promovem a geração de empregos no Paraná.
Na Segurança, denunciei os salários defasados dos policiais, a falta de estrutura, coletes vencidos e a escassez de viaturas. Assim como na Educação, não medi esforços para defender um ensino público de qualidade, com a permanência das atividades nas nossas Universidades públicas, por menos alunos em salas de aula e pelos direitos dos educadores.
Fiz diversas denúncias em defesa de um governo transparente, para que você tivesse o conhecimento sobre os escândalos de corrupção no Paraná. Dentro do meu papel de fiscalização, propus com a bancada da oposição duas CPIs e apoiei os educadores na luta por melhores salários, condições dignas de trabalho e o pagamento integral de seus direitos.
Estive ao lado dos servidores no episódio do massacre em 29 de abril de 2015, que manchou para sempre a história do Paraná. Realizei diversas audiências públicas para prestar esclarecimentos a população, inclusive sobre os aumentos abusivos nas taxas de água, luz e até nas passagens de ônibus.
O Paraná merece respeito, merece ser tratado com seriedade!
Na Assembleia Legislativa estamos comprometidos com a defesa do interesse público, contra a politicagem e a corrupção.
Por menos impostos e mais empregos, educação de qualidade e respeito aos nossos professores.
A favor da boa política e por aqueles que mais precisam!
Bandeiras
Em cinco anos de mandato, tenho dedicado meu trabalho em favor do Paraná, defendendo bandeiras que nem sempre são lembradas pelos nossos Governantes. Enfrentamos muitas batalhas, encaramos inúmeros desafios como projetos engavetados, reprovados até reapresentados e aprovados com o nome de outros deputados.
Não tem sido fácil, mas mantenho meu compromisso e meu discurso, com coerência, responsabilidade e transparência. Porque quando fui eleito, assumi um compromisso com você paranaense, e não esqueci tudo aquilo que me comprometi em lutar ao seu lado aqui no Legislativo Estadual. E quero garantir a você que continuarei comprometido com as minhas bandeiras, por:
-
Menos impostos e mais empregos;
-
Retomada do crescimento no Estado;
-
Tolerância Zero com a corrupção;
-
Mais transparência nos gastos públicos;
-
Mais Segurança e policiais com equipamentos adequados para trabalhar;
-
Redução das Tarifas de Água e Luz;
-
Valorização da Educação;
-
Valorização dos Trabalhadores, Professores, Policiais e todos os Servidores Públicos;
-
Menos alunos em salas de aula;
-
Uma universidade pública de qualidade;
-
Fim de contratos abusivos de pedágio;
-
Fim da Substituição Tributária;
-
Plano de Segurança de Barragens;
-
Campanhas de Saúde e vacinação mais efetivas;
-
Mais inclusão aos portadores de deficiência;
-
Proteção ao meio ambiente e aos animais;
-
Consumidores satisfeitos e com acesso aos seus direitos;
-
Valorização das Mulheres;
-
Soluções efetivas para o Paraná Previdência;
-
Inovação e Coragem para fazer um Estado de oportunidades iguais para todos.