Líder da bancada, Requião Filho alertou que documentos essenciais não foram disponibilizados para livre acesso da sociedade.
Líder da oposição na Assembleia Legislativa (Alep), o deputado estadual Requião Filho (PT) cobrou nesta segunda-feira (15) mais transparência na divulgação das informações sobre a prestação de contas do Poder Executivo. Ao encaminhar voto contrário da oposição ao Projeto de Resolução 3/2023, que trata da tomada de contas Executivo relativa a 2021, o deputado alertou que documentos essenciais da prestação de contas do governo não foram disponibilizados para livre acesso da sociedade.
“A Comissão de Tomada de Contas disse que teve acesso ao acordão e aos relatórios, mas o Tribunal de Contas (TCE-PR) não disponibilizou estes documentos para livre acesso à população. Por isso, no nosso entendimento, essa prestação de contas não deveria ser votada”. Colocado em votação, o projeto recebeu 33 votos a favor e 7 contrários.
Segundo Requião Filho, a falta de transparência impede a população de conhecer exatamente o teor das ressalvas apontadas. Ele defendeu que as próximas votações só ocorram após a publicação integral de todos os documentos, pelo TCE-PR, na internet.
“Documentos incompletos, publicação intempestiva de relatório de despesas com publicidade e propaganda, falta de repasses, enfim, ressalvas que nós, como cidadãos, não tivemos acesso. Por isso, não sabendo o teor destas ressalvas, votaremos contra e pedimos ao TCE-PR que, no futuro, a Assembleia só vote quando todos os documentos da prestação de contas estiverem liberados no site para que a sociedade possa acompanhar”.
Assista ao encaminhamento:
Comments